sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Atendimento na Biblioteca EBIAS


Este ano o horário de atendimento teve algumas alterações.
Os alunos de de 5ª a 8ª série podem fazer a troca do livro no momento que achar melhor, não tem mais um horário específico para cada turma.
Os alunos de 1ª a 4ª série trocam todas as 5ª feiras.
Para pesquisar usam a biblioteca durante o tempo integral. Em alguns momentos vão acompanhados pelos professores, outros em grupos ou individual.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Avaliação do Projeto

Nesse primeiro trimestre os alunos dos TOPAS, puderam utilizar a biblioteca através do empréstimo de livros de literatura , que é realizado semanalmente para a leitura e outras atividades realizadas pelas professoras.
Em outros momentos usaram o espaço para pesquisas e a leitura de diversos materiais.
Com o Projeto, Hora do Conto, os alunos trabalharam com valores morais, através da leitura de história infantis. Durante a dramatização procuraram ressaltar os valores: respeito, solidariedade e amizade referente a cada história contada.
Verificamos que com essa atividade teatral, o aluno além d valorizar-se, integrar-se harmoniosamente com o grupo, aumenta o senso de responsabilidade, mostrando sua personalidade e seu comportamento individual e em grupo e principalmente, descobrindo que o sucesso do trabalho se dá devido à soma dos esforços de todo o conjunto.
Essa forma de trabalho procura transmitir mensagens positivas, que possam auxiliar os alunos a enfrentar os desafios da vida com menos dificuldade, buscando exteriorizá-las e tendo uma maior liberdade de expressão em todos os seus atos. A oportunidade de participar da peça teatral fez com que alguns alunos buscassem realizar mais leituras para aperfeiçoar a sua fala. Outros ainda mostraram superar a timidez por meio dos personagens assumidos, e o apoio recebido dos demais colegas, trabalhando a expressividade, a criatividade e o vocabulário.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Retorno

Por motivos alheios a nossa vontade, desde de 2007 estávamos sem atualizar este blog. Retornamos agora em 2009 com atividade e projetos interessantes.
Vem acontecendo desde o início do ano o Projeto HORA DO CONTO com as turmas do TOPAS I e II "Só Conto se TOPAS" coordenado pela bibliotecária Elizangela.
Um dos objetivos do projeto é auxiliar no desenvolvimento cognitivo dos alunos bem como o hábito pela leitura, pois o contato com a literatura propicia explorar o universo imaginário, sentimentos, experiências, idéias e opiniões. P
ermite fluir sua criatividade e performances literária.
Mais do que ouvir e contar histórias, a criança passa a fazer parte dela, identificando personagens e vivendo esses personagens.
Através dos contos podem ser resgatados os valores entre os alunos, tentando promover um convívio de tolerância e respeito entre os mesmos.

Desenvolvimento do Projeto
Os alunos se reúnem semanalmente com a coordenadora para pesquisar e selecionar as história a serem contad
as a cada 15 dias para as turmas de 1ª a 4ª série, sempre com a preocupação de trabalhar questões de valores. A primeira história foi ressaltado o respeito que devemos ter com todos.
Veja na foto um dos momentos da apresentação teatral da história; O patinho Feio realizado pelas turmas do TOPAS I e II das professoras Renata e Regina. Além desta história apresentaram: A casa sonolenta, Os setes novelos e Camilão, o comilão.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

Cotidiano da Biblioteca EBIAS

A biblioteca da escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva atende a todos os alunos e professores da escola, bem como as pessoas da comunidade que precisam pesquisar ou até mesmo para empréstimo de livros.
Fica aberta de segunda a sexta-feira das 8:00 às 17:00. Possui um cronograma de empréstimo e troca de livros aos alunos de 1ª a 8ª série.
No período matutino a professora Celma desenvolve o projeto da hora do conto com as turmas de 1ª a 4ª série. É um momento muito rico no qual as crianças são incentivadas a desenvolver sua imaginação ao ouvir as narrações das histórias contadas pela professora, bem como o gosto pela leitura.

quarta-feira, 30 de maio de 2007

O prazer da leitura impressa!


Neste momento estou fazendo o meu primeiro blog na escola EBIAS. Gostaria de ser um pouco mais entusiasmada com o uso das novas tecnologias, pois tenho uma grande resistência em usá-las. Apesar de saber da importância da mesma na educação, penso que o uso do livro impresso deve ser tão importante ou mais que a leitura virtual.
Percebo que os alunos quando vão à Biblioteca primeiro perguntam se podem usar a internet para pesquisar, sendo que muitas vezes o que procuram está disponível nos livros com mais facilidade. Quero deixar claro que não sou contra ao desenvovimento tecnológico, mas o prazer de manusear um livro e se deliciar com a leitura de uma poesia de Mário Quintana, ou com um conto de Clarice Lispector, nenhum computator substitui.